domingo, 30 de março de 2014

Coragem



Muitas pessoas confundem a virtude da coragem com agressividade e destemor mas o fundamento da coragem não está, em primeiro lugar, na força física e na capacidade de luta que uma pessoa possa ter mas sim, em um coração repleto de esperança.
É verdade que as técnicas de luta e militar, juntamente com os exercícios corporais e de luta, aumentam a autoconfiança naqueles que as praticam mas isso ainda não é o fundamento principal daquele que tem a virtude da coragem.
Todo medo é fruto de uma falta de esperança assim como toda a covardia não deixa de ser também um tipo de medo antecipado ou uma excessiva preocupação consigo mesmo.
Por exemplo, uma pessoa que, devido a inúmeros problemas, de várias ordens, comete a desgraça do suicídio, foi devido à falta de esperança que permeou o seu coração.
Embora possa haver inúmeros motivos complexos, o ato em si, é um ato grave de injustiça e covardia, fruto da desesperança presente na pessoa.
Já a pessoa corajosa não é aquela que tem resposta para todos os seus problemas, nem está " pronta" para resolver todos eles mas é uma pessoa que tem esperança, que tem fé, e por isso não se abala com os problemas e sofrimentos que sobrevém.Também não tem uma preocupação exacerbada consigo mesmo nem sofre por antecipação.
Essa mesma pessoa corajosa age somente quando existe a necessidade disso.Não quer ser um " herói" nem faz questão de aparecer.Não quer ser um " super-homem" mas somente um homem comum, responsável, que houve sempre os apelos da própria consciência e cumpre seus deveres cotidianos.
Ele também é um homem manso, que respeita outros homens e não vê muita necessidade em ganhar uma discussão.Ele sabe que está certo, escuta a voz da sua consciência e procura sempre refletir sobre seus próprios atos.
Então, um homem corajoso é, por excelência, um homem esperançoso, que não põe sua confiança tão somente na sua força física, nem no preparo militar, mas sim em Deus.
Muitos recorrem à violência e são tidos por homens corajosos. A verdade porém que os motiva a agirem assim é o medo de serem atingidos primeiro.Ou seja, eles se sentem ameaçados e, antes de serem atacados, eles partem primeiro ao ataque.Esses homens são tidos como corajosos, no entanto, o que os motivou a atacarem foi o próprio medo.
É tão verdade isso que muitos homens agressivos e violentos, são, na verdade, homens medrosos e covardes, que a todo o momento se sentem ameaçados e por isso, partem para o ataque.
O verdadeiro corajoso é manso, não se deixa perturbar ou estarrecer.Permanece tranquilo e só age quando realmente necessário.Não sente necessidade de provar nada a ninguém.
Sente sim, necessidade de obedecer a sua consciência e buscar sempre uma vida reta.
É sua responsabilidade moral que o faz agir ou não agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário