quarta-feira, 7 de maio de 2014

Respeito



Encontramos em nossas rodas sociais, em nossos ambientes de trabalho e em tantas outras situações, a grande utilização da palavra respeito e, em cada caso, muitas pessoas acabam por definir o seu próprio conceito dessa palavra.
Para a grande maioria, o respeito depende mais de quem recebe, do que de quem dá porque a pessoa só deve dar o respeito ou respeitar a outra, se ela merecer. Então, nesse caso, o respeito passa a ser algo como honra ao mérito ou uma medalha, em que, depois da pessoa passar por uma "série de provas", ela finalmente está apta ou graduada à receber o seu precioso, inestimável, inigualável, respeito.
Quando isso não acontece ou quando a pessoa não foi boa o suficiente, então a pessoa que tinha pensado em respeitar essa outra, a humilha, a maltrata e ainda coloca nos ombros dela o pesado fardo ao dizer: "Você não merece o meu respeito.Você precisa primeiro se dar o respeito para depois ser respeitada."
Logo quando termina de proferir essa frase, levanta levemente o próprio queixo, e com ar orgulhoso e triunfal, vira de costas, considerando a si mesma, a pessoa mais justa do mundo.Diz : " Eu sou uma pessoa justa.Só respeito quem realmente merece o meu respeito.Não o dou a qualquer um, tem que merecer primeiro."
Mal sabe essa pessoa, que, se todos fossem julgados segundo o seu próprio conceito de justiça, seria a própria pessoa, a primeira a ser colocada no banco dos réus.E isso certamente acontecerá com cada um de nós, se quisermos julgar as pessoas de acordo com nossos próprios conceitos pois incertos, duvidosos e injustos são os conceitos retirados de nossa imaginação egoísta, segundo a qual, nós mesmos somos os mais dignos de piedade e compaixão, enquanto todos os outros são dignos de castigo.
A bem da verdade, todos os homens merecem respeito.Sim, independente do que fazem ou não, todos os homens merecem respeito e, embora o amor nos obrigue a refutar seus erros, ainda assim, por serem homens, ainda são dignos do nosso respeito.
Isso porque o respeito é um dever a todos os homens, porque todos os homens devem respeitar-se uns aos outros.E, ao mesmo tempo, é um direito de todos os homens.Todos os homens tem o direito de serem respeitados.
Por isso, é uma visão hipócrita, desonesta e injusta, querer respeitar somente um seleto grupo que cumpre todos os requisitos criados pela própria mente.
E ainda mais, deve-se respeitar porque é bom respeitar, independente de quem recebe.
Deve-se respeitar porque além de ser bom, é justo, honesto e humilde.
Respeitemo-nos uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário