
Existem três ordens de grandeza para a definição do amor: amor ágape, amor filos e amor eros.
Dentre essas três formas de amor, o amor eros é o mais descaracterizado pois o confundem constantemente com erotismo, depravação moral e egoísmo.
Antes disso é preciso conhecer um pouco a natureza do amor e a finalidade do mesmo.
Ora, a natureza do amor é essencialmente espiritual embora por sermos corpo e alma, seres humanos, amamos também com o nosso corpo mas isso não muda em nada a origem transcendental do amor nem a sua natureza.Por isso, a natureza do amor é essencialmente espiritual, ou seja, se refere à alma humana.
É portanto superior aos sentimentos provenientes do instinto natural animal do homem.
No entanto, muitos descaracterizam o amor, principalmente o amor eros, como se este não tivesse nenhuma relação com as outras formas do amor, nem com a realidade espiritual e fosse ainda rebaixado à um miserável prazer carnal.É assim que retratam o amor eros.
Antes de definirmos do que trata verdadeiramente o amor eros é preciso entender qual a finalidade do amor.
Bom, a finalidade do amor é alcançarmos a felicidade espiritual,que é a felicidade do bem, fruto do amor.
Ora, uma pessoa escrava dos vícios, inclusive do vício do prazer sexual, não pode e nem nunca será feliz.Logo, não pode ser chamado de amor, o prazer carnal.
O amor eros é essencialmente puro assim como as outras formas de amor pois a pureza faz parte fundamental da natureza do amor.
O amor eros se refere ao amor dos esposos, que se entregam mutuamente, na pureza, para a formação de uma família e geração de novas vidas.Por isso, toda criança gerada deve ser gerada no amor legítimo entre os esposos.E esse amor ainda é sinal fundamental da doação mútua que eles prometeram, um ao outro, no dia do casamento.
Puro é o amor eros.Assim como o amor ágape e o amor filos.
O amor eros é o amor que quer ser correspondido.É o amor que necessita do outro, não porque lhe falte algo, por ser incompleto, mas é justamente por ser completo que a doação mútua se torna plena.É a união de duas vontades para se tornar uma vontade.A união de dois corações que não podem viver separados.
O amor eros é o amor que também quer ser amado.E é justo que seja assim.Quer ser correspondido.
Assim é o amor eros.Puro, como toda a forma de amor verdadeira.
E, assim como toda a forma de amor, o amor eros também implica renúncia pois a renúncia também faz parte da natureza do amor.O amor eros também exige fidelidade e indissolubilidade pois é próprio do amor gerar a unidade e a comunhão que não poderá ser desfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário