
A filosofia é mais do que a ciência do saber, é a ciência das virtudes e da contemplação. Isso mesmo. O verdadeiro filósofo é aquele que mergulha na contemplação do mistério da Verdade, reconhece sua incapacidade intelectual frente à esse maravilhoso mistério, e mergulha no mar da contemplação dessa realidade.O verdadeiro filósofo não é escravo dos sues próprios pensamentos mas busca, mais que a si mesmo, mais que glórias, honras e títulos, a Verdade, não como um esnobe, mas com o desejo que tem de adorá-La.
Sim, o verdadeiro filósofo busca a Verdade última de todas as coisas e a Razão de ser de todas as coisas, para que, humildemente, se prostre e A adore, mergulhando no mar da contemplação.
Por isso, a filosofia é muito mais que a ciência do saber. É a ciência da contemplação.
Nenhum filósofo seria tolo o suficiente, embora todo o filósofo, por melhor que seja, nunca consegue ser totalmente sábio, em ficar dando voltas em círculos, naquilo que busca compreender.Mas não, o filósofo caminha em linha reta, na mesma direção, por isso é necessário ter uma vida reta para não se perder pelo caminho.
Por isso, é de difícil compreensão que existam diplomas para filósofos.Isso realmente é algo que não se explica pois se a filosofia é, por excelência, a ciência das virtudes e da contemplação, e como não existem diplomas para quem é rico em virtudes, por consequência não deveria existir também para quem é filósofo.
Outra coisa diferente seria se o pretenso candidato, em vez de filósofo, fosse estudante de história da filosofia.Nesse caso, estaria apto a receber um diploma como historiador de filosofia, onde aprenderia em curso acadêmico toda a história da filosofia ao longo dos séculos e seria perito em história da filosofia, mas não filósofo necessariamente pois nem todos que estudam a história da filosofia querem ou desejam viver uma vida de virtudes e de contemplação.Por isso, não devem ser considerados filósofos.
Então toda a pessoa que leva uma vida de virtudes e busca uma vida de contemplação, pode ser considerada um filósofo?
Sim, com certeza pois a filosofia depende mais da pureza e retidão que do conhecimento técnico e científico.
Pois a pureza aumenta a potência da inteligência e revigora as luzes da razão, enquanto uma vida de vícios obscurece a razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário