segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fantasia

O melhor modo de mostrar e falar de verdades eternas é através de um conto, de uma parábola ou de fantasia.
Isso porque, quando falamos de forma direta, as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, não são levadas a pensar, a refletir, visto que é tão claro.
Elas somente escutam, como espectadores distraídos mas não interagem com o assunto, não participam de forma ativa.
Agora, quando contamos uma história ou um conto e deixamos parte dela um tanto obscura, a própria criança ou adolescente, movidos por aquilo que lhes é próprio, a curiosidade, irão automaticamente, pensar, refletir, interagir com o conto, de modo a não serem mais como espectadores distraídos, mas como verdadeiros personagens integrantes dessa mesma história.
Então, quando usamos a fantasia, damos asas à imaginação. Quando isso acontece, nós abrimos o coração para àquilo que nos transcende, que são as verdades eternas.
Ou seja, quando abrimos a nossa imaginação, através da fantasia, descobrimos que existe muito mais do que aquilo que nossos olhos veem. Existe uma realidade que somente conseguimos enxergar com os olhos da fé e na fase da nossa infância e adolescência, abrimos esses "sentidos" através da fantasia, quando abrimos nossa imaginação para àquilo que nos transcende.
Evidente que não é qualquer fantasia, como infelizmente, muitas pessoas perversas acabam utilizando a fantasia para a divulgação do satanismo, da bruxaria e de tantas outras perversidades.
Falo da fantasia que contêm verdades eternas, morais e de fé.
São aquelas histórias que mostram que existe uma recompensa boa, para quem pratica o bem e existe também uma recompensa ruim, para quem pratica a maldade.
Então, quando a criança começa a perceber essa realidade, que é uma verdade, ela acaba refletindo sobre seus atos, se tornando mais responsável por eles.
No fundo, essas histórias são uma verdadeira educação para a responsabilidade moral.
Hoje, infelizmente, nas escolas principalmente, não existe nenhuma ou quase nenhuma preocupação de dar às nossas crianças, uma educação moral,saudável e responsável.
Se limitam apenas ao campo profissional, ao progresso acadêmico e nada mais. E isso, quando não atingem, maldosamente, a própria moral dessas crianças, de forma escandalosa e perversa.
No entanto, a fantasia continua sendo um excelente meio de despertar nossas crianças e jovens para a realidade que não vemos.
 Mostra à elas o valor da caridade, da justiça e da bondade e às prepara interiormente para receberem verdades mais profundas, dogmas de fé, necessárias para a Salvação.
É preciso aproveitar a "curiosidade sadia" das crianças e mostrá-las, pouco a pouco, que vale a pena sermos sinceros, humildes, caridosos,obedientes.
Acolhendo essas verdades eternas em seus corações, elas vão dando abertura, pouco a pouco, à graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário