Escutamos com frequência que não existe Verdade Absoluta,que todos são livres para fazer o que bem entenderem, até para matar pessoas inocentes e mudar de sexo e tudo mais.Isso escutamos com frequência.
Agora imaginemos uma sociedade assim, sem nenhum princípio e como única regra, o desfrute do bel-prazer.
As pessoas seriam viciadas em sexo e drogas, e já não iam querer trabalhar mais porque a vontade de usar drogas e fazer sexo iriam de tal maneira atormentá-las que iriam preferir assaltar e roubar do que trabalhar.
Também não iria existir famílias, porque nas famílias se agregam valores e isso iria atrapalhar o egoísmo das pessoas.Sem família, não existe também identidade, nem grau de parentesco, como pai ou mãe.Todos seriam "filhos" do Estado, onde também não teriam sobrenome.
Também ninguém teria mais relação duradoura, porque esta também agrega valores morais e espirituais.
As pessoas seriam tentadas ao desespero e ao suicídio e o cometeria com extrema frequência, por achar a própria vida desvalorizada demais, por não encontrar mais nenhum sentido da vida, a não ser a busca do prazer, que é a maior fonte do desespero.
As pessoas também não teriam fé, para assim serem mais facilmente controladas pelo Estado.E ainda iriam dizer que o Estado não é tão ruim assim, por permitir elas viverem, mesmo que miseravelmente.
Nessas condições, cada dia de vida seria extremamente insuportável, por viverem como animais,somente em busca de sexo e drogas.
A violência também seria uma regra.Ninguém mais teria propriedade privada.Ninguém mais iria respeitar os direitos de ninguém, a não ser que obrigado em troca da própria vida.
Nessas condições, não é possível haver nenhum laço social legítimo.Todas as relações seriam pautadas na desconfiança e no interesse próprio, fazendo com que não aja amizades verdadeiras,até porque amizades verdadeiras agregam valores.
Resumindo, todos seriam escravos de um governo ditador.
Somente a Fé e a Moral iriam nos livrar de uma situação tão deprimente que mais pareceria um inferno.
As armas contra essa situação são justamente estas.
Quando a sociedade abandona sua consciência moral, então ela está próxima do fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário