quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A culpa é do capitalismo?

É comum escutarmos dizer que a culpa dessa situação que vivemos é do regime capitalista, que vivemos em um regime capitalista, preconceituoso e opressor, e assim tantas e tantas falácias que escutamos.
Na realidade, a economia capitalista nada tem a ver com a situação de pobreza, injustiça social, que vivemos mas sim a falta de moralidade dos cidadãos brasileiros.
Ou seja, o grande mal do Brasil não é um " personagem fictício" chamado capitalismo mas sim a falta de vida moral ou comprometimento com a mesma de grande parte da população.
Por exemplo, o capitalismo não vai te obrigar a roubar, a ser corrupto, a não pagar um justo salário aos funcionários, etc.Quem irá fazer isso é o sujeito dessas ações abomináveis. Colocando a culpa no capitalismo, absolve quem realmente é culpado.
Deve-se levar em conta que, dentro do ser humano existe sempre a opção em fazer ou não fazer, seja para atos bons ou ruins.Por isso, nenhum regime político deve tirar a responsabilidade moral e individual de cada pessoa perante ela mesma e perante a própria sociedade.
Por que, ao invés de culpar um regime que é regido por homens e que não tem vontade própria, como se fosse algo independente da vontade dos homens, não se responsabilizasse de maneira individual quem infringiu a lei?
A absolvição da culpa sem arrependimento por parte do culpado é a maior prova do nível de moralidade que se encontra a sociedade e consequentemente, do nível de insanidade.
É de conhecimento público que um dos sintomas da psicopatia é justamente a incapacidade que se tem para arrependimento da própria culpa.
Pois bem, agindo dessa maneira, iremos estar fabricando, não dúzias e centenas, mas milhares de mentes psicopatas.
Portanto, a culpa não é de um regime político, que nos permite vivenciar uma liberdade econômica, mas sim da falta de moralidade dos concidadãos brasileiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário