quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Patologia da Educação - parte I

A grande patologia da educação, principalmente em se tratando de nível superior, está em estudar, não para aprender ou aumentar o nível de conhecimento mas sim, infelizmente, para ganhar dinheiro ou obter um título ou diploma. Ou seja, foi desvinculado totalmente a real finalidade da educação. O sentido do aprendizado foi de tal modo, desvirtuado, que se reduziu à mesquinharia de obter bens, que hoje estão em nossa posse, e amanhã não estarão mais.
Principalmente, o sentido espiritual da educação, que é a busca da verdade por ela mesma, sem interesses mesquinhos, mas com a finalidade de buscar o sentido da vida e o valor espiritual de aprender e ensinar.
Melhor, o sentido maior da educação, a contemplação da Verdade, que é Deus, que por si só não seríamos capazes de alcançar, está sendo totalmente esquecido pelas escolas e instituições de ensino, desvirtuando totalmente a natureza e a real finalidade da educação.
Com certeza, essa patologia educacional trás consequências drásticas na vida das pessoas, em todas as faixas etárias, pois ignorar o sentido metafísico da educação é ignorar a própria essência da mesma, afastando as pessoas da verdadeira realidade, substituindo por noções meramente funcionais e técnicas, mas que não podem responder às mais profundas aspirações do coração humano, tais como felicidade, busca da verdade, sede de justiça, desejo de eternidade, amor.
Além disso, a forma educacional atual não favorece o desenvolvimento da criatividade e imaginação, própria das crianças e adolescentes, não respeitando, por ignorar o que é o homem e para o que ele tende, o complexo desenvolvimento psicológico, nas várias fases da vida, até o completo amadurecimento do homem adulto, fazendo com que a inteligência especulativa não se desenvolva.
Em outras palavras, o método de ensino atual é feito para que as pessoas não pensem, não reflitam, não meditam, não "saboreiem o ato de conhecer" aquilo que antes ignoravam.
O método educacional atual é feito para que as pessoas só vejam o modo como devem obter algum lucro ou vantagem material, com aquilo que é ensinado.
Infelizmente, a grande maioria de alunos, recebem todo tipo de sujeira moral, intelectual, mentiras, calúnias, sem nenhum questionamento, como se fosse um dogma.
Por isso, o sistema educacional atual é totalmente desumano, pois além de desvirtuar a natureza e a real finalidade da mesma, fecha o coração e a mente das crianças e jovens, para tudo àquilo que transcende essa realidade. Acabam então, por colaborar com a cegueira do espírito,tornando as pessoas totalmente alheias à realidade.

2 comentários: