domingo, 25 de maio de 2025

Super-Herói



Geralmente nós vemos retratados em nossas revistas e em nossos filmes a seguinte imagem dos super-heróis: São homens corajosos, destemidos, que se expõem a perigos sem fim para garantir o bem comum da sociedade mas que vivem sempre em profunda crise de identidade devido às suas paixões.
Ou seja, todos os super-heróis tem sempre um grande dilema em suas vidas: ou seguir a paixão arrebatadora ou  salvar o mundo. E, por causa disso, acaba caindo em muitas ciladas provocadas pelos vilões através de suas amantes.Na verdade, a maior fraqueza de todos os super-heróis acaba sendo as mulheres pelas quais se apaixonam.Por causa delas, pensam em desistir, expõem em perigo a cidade e tantos outros males passam para conseguir uma possível conciliação entre salvar o mundo e viver uma paixão.
Em verdade, esse tipo de comportamento não convém a um super-herói pois, mais que conseguir dominar uma cidade e perigosos criminosos e vilões, o super-herói deve conseguir controlar e dominar a si  mesmo.
Como então, deve ser um super-herói ideal e legítimo?
Ora, um super-herói deve ser um homem que saiba renunciar todas as suas vontades para conseguir salvar o mundo.Não convém a um super-herói ficar dividido entre agradar a amada e salvar o mundo. Ele deve sempre pensar primeiro nos outros do que em si mesmo.Por isso, ele deverá ser um homem casto para que possa se dedicar integralmente pela salvação do mundo.
Não é possível conceber um herói que vença a todos os seus inimigos mas não consiga vencer as suas paixões.Na verdade, um super-herói que não consegue se dominar, não passa de um homem comum, igual a todos os homens pois até mesmo homens medíocres podem demonstrar, em algumas situações,atitudes de coragem e destemor.
Então, seguindo esse mesmo raciocínio, não existe nenhuma diferença entre um super-herói com super poderes e um homem medíocre pois ambos se deixam levar por suas paixões.Logo, um super-herói verdadeiro não deveria ser assim.
Um super-herói verdadeiro está sempre disposto em ajudar o próximo e providenciar o necessário para o bem comum. Contudo, não deveria retirar a responsabilidade própria dos homens comuns, de buscarem através do esforço mútuo, a estabilidade social.Por isso, o super-herói só deveria agir em casos em que os homens não conseguiriam resolver por si próprios.
Tal deve ser um verdadeiro super-herói.
Também esse super-herói não tem necessidade de reconhecimento por parte dos homens mas faz questão de torná-los participantes de seus poderes pois isso engrandece os homens.
Afinal não é possível conceber um super-herói escravo ou oprimido.
O super-herói é livre e não tem necessidade de nada.
Por isso, é livre para salvar.E o faz por amor aos homens.
Aí está pois,como deve ser um verdadeiro super-herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário